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Aumentando a credibilidade da empresa por meio do SAC

Postado por: Just4Contact - 16/04/2018

Sendo utilizado como um canal para tirar dúvidas, fazer reclamações ou sugestões, o SAC é um canal poderoso para toda empresa. Através dele pode-se prever novas estratégias de negócio ou melhorias nos produtos. Afinal, com ele o cliente expressa a sua satisfação, dando informações valiosas de onde pode a empresa pode melhorar.

Assim, a empresa deve absorver tudo o que o SAC tem a oferecer para aumentar a credibilidade. Contudo, existem alguns pontos que devem sempre estar bem alinhados para que essa estratégia funcione, como a resolução rápida de problemas, processos bem definidos, comunicação cordial com o cliente e análise constante das reclamações, dúvidas e sugestões.

Por que um cliente deixa de comprar com uma empresa?

Muitas empresas se queixam de quedas nas vendas ou dificuldades para aumentá-las. Às vezes, o problema não está no produto, nem no serviço prestado ou no preço. Mesmo que os itens citados sejam atrativos, uma empresa pode facilmente falir por problemas no atendimento.

Seja por falta de cordialidade no falar, descaso com os problemas, demora para atender prazos e outras coisas que podem ser recebidas pela Ouvidoria ou SAC, que são os principais canais que os clientes procuram quando estão insatisfeitos ou buscando uma solução.

Por isso, fechar os olhos para o Serviço de Atendimento ao Cliente é uma falha grave. O cliente pode, muitas vezes, estar bastante frustrado e a empresa nunca perceber o motivo.

Desta forma, a empresa vai na direção contrária ao sucesso, quando poderia usar o SAC para seguir o caminho certo. Sabendo usá-lo a favor da empresa, essa ferramenta tem tudo para aumentar a credibilidade e confiança perante os clientes.

Sendo assim, existem algumas possíveis soluções para fortalecer o SAC da empresa:

Tecnologias e ferramentas certas para o negócio

Hoje, existem tecnologias e ferramentas poderosas que auxiliam a gerenciar as informações geradas pelo SAC. Contratando softwares e ferramentas eficazes ajudam a controlar o grande número de ligações e chamados, evitando que as informações se percam ou se cruzem. Além disso, os processos ficam mais otimizados e organizados, facilitando na formatação de estratégias, avaliação de oportunidades e possibilidade de vender mais.

Análises constantes

Estar atento não só aos resultados, mas aos procedimentos e ações da empresa são essenciais para manter o negocio em desenvolvimento. É preciso ter análises consistentes e organizadas para identificar falhas, insatisfação com determinados produtos ou até mesmo, oportunidades a frente.

Se ao analisar, for percebido que os clientes compram uma primeira vez com a empresa, mas não voltam, possa ser que a falha seja no pós-venda, na entrega ou no uso do produto, por exemplo. Sendo assim, averiguando quais foram as solicitações ou reclamações no SAC, é possível detectar o que acontece na maioria dos casos e encontrar uma solução.

Outro ponto é: antes de agir ou investir em ações de marketing ou vendas é preciso avaliar qual o produto precisa de mais incentivo ou onde pode estar a falha no processo de venda, dentre outras coisas que podem prever soluções para o negócio.

Tratar cada cliente como único

Todo negócio que almeja o sucesso, tem que colocar o cliente no centro da estratégia. Afinal, ele é a fonte do lucro e o motivo dos investimentos em melhorias e aumento do leque de produtos da empresa.

Com o SAC, é possível ver esse crescimento de perto. Investindo em uma equipe qualificada, que sabe avaliar as necessidades de cada consumidor, bem como entender a linguagem e a agilidade para solucionar um problema.

Muitas vezes, a fidelização do cliente pode acontecer no pós-venda. Por exemplo, se ele ligar para fazer uma reclamação ou pedir para solucionar um problema e for bem atendido, provavelmente ele voltará a comprar com a empresa.

Assim como a situação contrária: o cliente liga para fazer um elogio ou apenas para tirar uma dúvida e é mal atendido, é deixado muito tempo na espera ou nem atendido, fazendo com ele dificilmente compre com a empresa novamente.

O tratamento com o cliente pode ser decisivo para o sucesso da empresa, até porque, quem é mal atendido, geralmente publica sua insatisfação nas redes sociais e outros canais, que pioram a reputação da empresa.

Empresas especializadas

As estratégias que envolvem a construção de relacionamento com o cliente podem ser um pouco complexas. Desta forma, acabam demandando muito tempo da empresa ou, em outros casos, ela pode não ter estrutura para formatar isso. Assim, as empresas muitas vezes deixam de lado esses setores que são essenciais para o faturamento.

Para tal, existem soluções práticas para melhorar o negócio. Ao contratar empresas especializadas no assunto, você pode aumentar consideravelmente as suas oportunidades, além de, poupar tempo e contar com profissionais com expertise na área.