Como um contact center pode ajudar a sua empresa?

Como um contact center pode ajudar a sua empresa?

Postado por: Just4Contact - 07/02/2018

No mundo corporativo, cada vez mais, as empresas estão em busca de melhorias para atender melhor os seus clientes. Uma das formas adotadas para realizar um bom atendimento ao cliente ocorre por meio do contact center.

Você pode não conhecer esse nome, mas o contact center é uma prática muito comum e usada por diversas empresas em todo o mundo.

O que é um contact center?

O contact center é uma ferramenta mais moderna do que o tradicional call center. Na realidade, ele pode ser visto como uma evolução do call center.

Muitos profissionais que trabalhavam neste setor notaram dificuldades e erros cometidos diariamente durante a execução dos seus serviços, principalmente em relação à abordagem e ao meio como era estabelecida a relação com os clientes.

No contact center, é oferecido ao cliente um atendimento impecável que procura solucionar os problemas dos clientes de maneira realmente efetiva.

A principal diferença do contact center para o call center é a flexibilidade que ele apresenta. Ao contrário do call center que ocorre somente através de ligações telefônicas o contact center busca ajudar o cliente com o auxílio de diversas plataformas diferentes.

Quais os canais de interação do contact center?

O antigo call center usava somente as ligações para estabelecer contato com os clientes, porém, as coisas mudaram bastante desde então. Hoje em dia, cada vez menos as pessoas usam o telefone fixo.

Na realidade, a maioria usa os seus aparelhos celulares, e é através de canais que possam ser acessados por esses dispositivos que as empresas devem entrar em contato com os seus clientes.

Por isso, o contact center se utiliza de mídias diferentes como o chat, e-mail, SMS, redes sociais, site; enfim, são diversas as formas de entrar em contato com os clientes que as empresas estão buscando utilizar.

Como um contact center pode ajudar as empresas?

Que o contact center é um serviço moderno e alinhado com as últimas tendências, não há dúvidas. Confira os principais benefícios que esse serviço tem a oferecer às empresas:

Atendimento de qualidade: a maior vantagem do contact center, em relação ao call center, é o atendimento de alta qualidade oferecido ao cliente. O contact center conta com profissionais qualificados para responder aos questionamentos dos clientes de forma rápida e exata. O processo ê mais flexível do que o apresentado pelo call center.

Contenção de clientes: toda a equipe do setor de contact center é treinada para conseguir lidar com respostas negativas por parte dos clientes. Eles são preparados para conseguir reverter este tipo de situação, além de reafirmar a importância da marca. Trabalhando desta forma, é muito mais fácil conseguir fidelizar e manter a parceria dos clientes com a marca.

Redução de custos: você pode terceirizar o setor de contact center e, dessa forma, reduzir gastos desnecessários. Além disso, você não precisa se preocupar com o treinamento de funcionários, já que a empresa responsável é quem deverá realizá-lo.

Integração: com a implantação do contact center, é possível que a empresa realize a integração entre este setor e os sistemas de TI.  Isso permite aproveitar as tecnologias mais atuais para melhorar constantemente a relação com o consumidor. 

Cuidados com o contact center

Apesar de todos os benefícios que o contact center oferece às empresas, é preciso que você tenha cuidado com alguns fatores ao aplicar este serviço. Confira quais são eles e procure evitá-los para não ter problemas posteriores.

– O atendimento no contact center, independentemente de qual mídia é usada para estabelecer contato com o cliente, deve ser extremamente rápido. O ideal é que a empresa disponibilize atendentes durante 24 horas por dia.

– O pessoal que trabalha no seu setor de contact center deve ser treinado e capacitado para esta finalidade. É muito comum notar reclamações por causa do atendimento falho em plataformas do tipo.

– Saiba que comentários negativos são perigosos e impactam bastante a imagem da empresa. Não basta uma tecnologia superior se você não possui funcionários à altura para prestar um serviço de qualidade.

– Se você planeja terceirizar este setor da sua empresa, tenha cuidado. Faça pesquisas e comparações entre as empresas que prestam este serviço, antes de assinar qualquer contrato. É preciso que esse serviço seja gerido e executado por pessoas qualificadas e responsáveis.

Enfim, pode se dizer que o contact center é das melhores formas de criar um bom atendimento ao cliente, desde que você tenha profissionais altamente qualificados neste setor. Somente desta forma você conseguirá obter os bons resultados citados anteriormente neste artigo.