Conheça a importância da higienização de base

Postado por: Just4Contact - 14/11/2017

Na atualidade, qualquer empresa vive da impactação de clientes em potencial e do relacionamento com clientes atuais, promovendo sua fidelização. Com esse foco nas pessoas, e não nas coisas, funciona o modelo de negócios moderno. É preciso que os dados desses indivíduos estejam sempre organizados e atualizados para que as atividades da empresa transcorram com maior eficácia. Por este motivo, a higienização de base se faz importante e necessária.

 

O que é higienização de base?

Com o dia a dia corrido nas organizações, com milhares de informações transitando a todo momento por diversos canais, organizar bancos de dados se apresenta como um desafio.

A solução para esse problema é a higienização de base, que consiste num conjunto de ações que sistematizam, organizam e padronizam as listas de cadastros que uma empresa possui. Por meio dela, os dados ficam estruturados, eliminam-se os dados duplicados e são corrigidos os erros ou dados incompletos de cadastro. Pode parecer um processo simples, mas na verdade é bem complexo, especialmente para as empresas que contam com listas enormes de contatos. É um trabalho metódico, que requer tecnologias e metodologias específicas para organizar nomes, sobrenomes, ruas, avenidas, bairros, cidades, estados, telefones, e-mails, documentos e outras informações.

Para que as empresas se dediquem melhor às suas atividades principais, é comum recorrer a empresas especialistas nos serviços de higienização de base. É importante que esse procedimento seja realizado com frequência determinada, de modo a manter sua eficiência.

 

Por que a higienização de base é importante?

Para serviços de relacionamento com o cliente, como SAC, ouvidoria, prospecção, televendas, campanhas de e-mail marketing, entre outras estratégias, é preciso impactar as pessoas certas.

Com uma base de dados sólida e sem erros, as empresas possuem maior conhecimento acerca de seu público (ou público em potencial). Dessa forma, fica mais fácil direcionar os esforços em comunicação por meio dos canais e da linguagem mais apropriados. Isso reduz, por exemplo, as malas diretas devolvidas, aumentando a eficácia das campanhas realizadas.

Descartando os cadastros que potencialmente não significam retorno expressivo, é possível economizar recursos (tempo e dinheiro) e aumentar a produtividade das equipes envolvidas nas atividades de relacionamento com o cliente.

A atualização e a higienização de dados permite, portanto, que as melhores possibilidades de negócios sejam concretizadas, descartando aquilo que, na visão da empresa, não seja interessante, por meio de uma segmentação mais específica, que gera leads mais qualificados.

Para que a base de dados mantenha-se segura, de fácil acesso, sem erros, relevante e alinhada às estratégias adotadas por cada empresa, a higienização de base é um procedimento essencial.