Conheça o BPO de Gestão Logística

Conheça o BPO de Gestão Logística – Parte 1

Postado por: Just4Contact - 08/03/2018

Atualmente, muito se fala em BPO – Business Process Outsourcing, que, ao traduzir, significa “terceirização de processos de negócio”. Por conta dessa tradução, BPO e terceirização acabam sendo utilizados praticamente como sinônimos, o que não é muito preciso. O BPO é a implementação de um conjunto estruturado de estratégias que têm o objetivo de otimizar todos os processos envolvidos, inclusive os processos internos.

Entendendo o BPO

Toda empresa possui atividades-fim, isto é um conjunto de procedimentos ligados à sua razão de existir, ao motivo pelo qual a empresa existe. No entanto, as organizações também contam com atividades-meio, que são processos administrativos, logísticos, de limpeza, manutenção, transporte, assistência jurídica, tecnologia, entre outros. Essas atividades podem ser transferidas para outras organizações, de modo que as empresas possam se dedicar exclusivamente e, portanto, com mais atenção às suas atividades principais.

Além disso, os próprios serviços terceirizados são também realizados por empresas especialistas, o que também aumenta a qualidade dessas atividades.

O papel da logística nas organizações

No meio das chamadas atividades-meio, há um setor muito importante e que representa custos consideráveis para as empresas: a gestão logística. A logística existe porque os bens não são produzidos e consumidos num mesmo local. Dessa forma, esse setor é responsável por fazer o gerenciamento do fluxo de mercadorias entre o ponto de produção e os pontos de consumo.

Cumpre, portanto, à logística prever as demandas, gerir os estoques, realizar o transporte, proporcionar armazenagem adequada e projetar as redes de distribuição de produtos, de modo que as empresas tenham o mínimo possível de custos, mas garantindo que seus clientes tenham suas necessidades satisfeitas, onde quer que estejam. Por conta disso, a logística é componente crucial na geração de valor aos produtos e à empresa.

Esse setor tem adquirido especial importância com o crescimento do comércio eletrônico. Embora não seja um departamento visível ao público, qualquer problema pode causar transtornos para a empresa e para seus clientes.

Por que implementar o BPO de gestão logística?

A terceirização dos processos de gestão logística oferece várias vantagens às empresas. A principal é a redução de custos, o que permite que o montante economizado seja investido no core business da organização. Além disso, gestores e funcionários também podem concentrar melhor seus esforços em suas atividades principais.

As empresas que prestam os serviços de logística têm funcionários qualificados, com know-how, oferecendo mais eficiência na execução desse tipo de atividade. Esse tipo de conhecimento permite que novas soluções em logística possam ser postas em prática, possibilitando o uso de novas tecnologias e também a expansão dos mercados.

Dessa forma, o BPO de gestão logística permite aumentar o controle sobre as operações, melhorar a qualidade dos serviços e, possivelmente, alavancar os negócios.