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Gestão de conflitos: Saiba como lidar com reclamações e clientes insatisfeitos

Postado por: Just4Contact - 18/06/2018

Quem trabalha no mundo corporativo sabe que nenhuma empresa é 100% perfeita. Entre alguns processos e outros, vez ou outra, há variáveis difíceis de controlar que ocasionam em conflitos.

Desta forma, os resultados podem ser prejuízos ou clientes insatisfeitos com os serviços. No caso do último, isso aumenta o número de reclamações e outras ações que denigrem a imagem da empresa.

Contudo, o segredo não é ser uma empresa com 0% de reclamação ou insatisfação. Até porque, é normal ter algum nível reclamações, pois agradar milhões de pessoas com gostos e opiniões diferentes a todo tempo é bastante desafiador. A solução está em como lidar com esses conflitos, de forma que, não comprometam mais ainda o seu relacionamento com os clientes.

Como lidar com as reclamações de clientes insatisfeitos

A primeira dica é: nunca deixe a qualidade do atendimento de lado! A empresa pode até cometer de deslizes, contudo, manter a cordialidade no atendimento é primordial. Isso porque, certo ou não, o seu cliente precisa de uma solução ou adquirir o produto em questão.

Portanto, nesses casos ouvir o que o cliente tem a dizer de forma respeitosa, sem interrompe-lo ou ser grosseiro, é a chave para que ele continue comprando com a sua empresa. Além disso, esse contato também ajuda a rever possíveis falhas em seu negócio e oportunidades de melhora.

Em segundo plano, manter o foco na solução, para aumentar o grau de satisfação do cliente ou  pelo menos impedir que ele sai prejudicado na negociação. Por isso, ter funcionários especializados, que tenham entendimento do produto e use a linguagem adequada à cada tipo de pessoa são fatores importantes.

Conte com empresas especializadas

Em um mundo cada vez mais globalizado, otimizar os processos das empresas tem sido uma das coisas mais procuradas pelos empresários e CEO’s. Afinal, é perceptível que focar no seu nicho de atuação e no seu expertise faz com que seu serviço melhore e seu negócio cresça. Desta forma, as outras partes inerentes a uma organização podem ser executadas por empresas especializadas.

Sendo assim, melhorar o seu atendimento e até mesmo diminuir o número de reclamações, pode ser uma tarefa para especialistas em atendimento, ou seja, as empresas de call center.

Elas oferecem um atendimento especializado no seu ramo de atuação e leque de produtos. Desta forma, tem amplo entendimento do perfil do seu consumidor e qual a linguagem necessária para cada situação, bem como, gerir conflitos.

Assim, sua empresa tem mais foco na sua especialidade e tem chances de melhorar o atendimento, reduzindo também o número de reclamações através do trabalho de especialistas no assunto.