Priorizando o SAC

A importância de priorizar os clientes na estratégia do negócio

Postado por: Just4Contact - 17/04/2018

Faturamento, investimento, recursos humanos, marketing, produção, logística… todas essas áreas são levadas em conta no negócio. Contudo, nem sempre elas focam na principal fonte de lucro da empresa: o cliente.

E ele é um fator de extrema importância na natureza de qualquer negócio. Afinal, se o faturamento está ruim, por exemplo, é porque o cliente não está comprando. E se ele não compra é porque a estratégia de marketing ou logística não estão sendo eficazes. Se precisar investir, é necessário saber quanto o cliente está comprando. Para comprar material, é necessário saber se ele é útil para o cliente. Além disso, é preciso avaliar o seu grau de interesse, acessibilidade, qual produto prefere, dentre outras coisas. Ou seja, é preciso colocá-lo no centro da estratégia.

E para esclarecer todos esses questionamentos é preciso perguntar para o próprio cliente. Uma boa estratégia é ter relacionamento mais próximo com ele, para entender sua opinião, gostos, preferências, locais que costuma frequentar, dentre outras coisas pertinentes as características do seu produto. Afinal, qualquer coisa que ele possa lhe dizer é válida para o sucesso do negócio.

Para obter resultados, uma empresa precisa manipular bem essas informações, de forma que, traga maior satisfação ao cliente.

Assim, na estratégia do negócio, deve-se incluir planos para estreitar o relacionamento com ele em qualquer uma das fases da jornada de compra: aproximação, interesse, decisão, compra e fidelização. Afinal, o cliente precisa ser como um amigo para a empresa, no qual, se mantém sempre por perto, admira os produtos da empresa e indica para amigos e familiares, pois, confia nela fielmente.

As estratégias para criar essa aproximação são feitas através de uma boa campanha de marketing e do treinamento adequado para a equipe de vendas e relacionamento ao cliente, como o setor comercial, televendas e SAC.

Todos eles precisam estar bem alinhados em relação a comunicação, a linguagem e o momento da abordagem, entendendo exatamente o que o cliente precisa em cada etapa da jornada de compra.

Assim, a mensagem será passada da forma correta: o cliente entenderá que é prioridade para a empresa e passará a priorizá-la também.