A importância do BPM – Business Process Management

A importância do BPM – Business Process Management

Postado por: Just4Contact - 04/01/2018

As empresas surgem no mercado com o objetivo de oferecer soluções para determinadas demandas da sociedade, sejam elas desejos ou necessidades. Assim, as organizações devem possuir missões e objetivos bem definidos, que sejam de conhecimento de todos os envolvidos. Para atingir esses objetivos, as empresas lidam diariamente com uma série de processos de negócio – tarefas rotineiras que se inter-relacionam para que a empresa consiga oferecer seus produtos ou serviços.

O bom andamento desses processos é crucial para que a empresa seja bem-sucedida. Quando o fluxo é dinâmico e integrado, o desempenho da empresa é positivo. Em contrapartida, quando há problemas no fluxo dos processos, os negócios em geral são comprometidos. Para auxiliar as organizações nesse sentido, existe o BPM – Business Process Management.

O que é BPM – Business Process Management?

Ao ser traduzido para a língua portuguesa, Business Process Management significa Gerenciamento (ou Gestão) dos Processos de Negócio. É uma abordagem de gerenciamento que tem o objetivo de sistematizar, facilitar, analisar e controlar todos os processos de negócio de uma empresa, de modo que decisões estratégicas possam ser tomadas para tornar os negócios mais eficientes como um todo. Essa abordagem está em constante crescimento no mundo, incluindo o Brasil, onde o BPM ainda não é muito conhecido.

Como o BPM funciona?

O BPM funciona por meio do mapeamento de todos os processos de negócio da organização. Isso permite que cada funcionário perceba a importância de sua função e onde ele se encaixa na engrenagem corporativa – de onde seu trabalho vem e para onde deve prosseguir. Além disso, o BPM possibilita que  sejam identificados os gargalos, ou seja, os pontos críticos em que estejam ocorrendo problemas ou atrasos nas tarefas. Ao diagnosticar essas falhas, os processos podem ser alterados com base em dados reais e não apenas por intuição. Esse processo de melhorias é contínuo.

Para que esses dados sejam obtidos com facilidade e rapidez, o BPM recorre ao BPMS – Business Process Management System, um conjunto de sistemas tecnológicos que automatiza a gestão dos processos de negócio, por meio de programas de monitoramento das tarefas.

Quais são os principais benefícios que o Business Process Management oferece às empresas?

Com a metodologia BPM, os funcionários compreendem melhor sua posição nos fluxos da corporação, desempenhando suas funções com mais qualidade, conforme as metas da empresa. Por meio dos softwares, é possível acompanhar o desempenho da empresa em cada setor, diagnosticar problemas e resolvê-los de forma rápida e eficiente, o que leva a um aumento na produtividade.

Para tornar os processos ainda mais ágeis, sistemas informatizados podem ser instalados em determinadas tarefas, tornando a empresa mais eficiente no mercado. Por fim, menos erros são cometidos e ocorre uma redução nos custos operacionais. A automação ainda confere mais segurança aos processos e às informações das empresas.