A importância dos canais de televendas para as empresas

Postado por: Just4Contact - 26/12/2017

Quando falamos em televendas, as pessoas não costumam ter uma boa imagem dessa estratégia de comunicação. Essa resistência geralmente ocorre porque as televendas são confundidas com o telemarketing ativo, em que a empresa liga para toda a base de clientes com foco em quantidade, e não em qualidade. O resultado é uma comunicação invasiva e irritante.

Os canais de televendas, porém, exigem treinamento de equipes, planejamento e análise de leads com bom potencial de negócios. O objetivo é sempre impactar pessoas que tenham, de fato, interesse naquilo que a empresa vende. Quando são impactadas as pessoas certas, da maneira certa, as chances de negócios rentáveis aumentam consideravelmente, sem incomodar quem não tem interesse.

Funcionários qualificados

Para que essa estratégia funcione, é fundamental contar com profissionais qualificados. Os treinamentos devem oferecer todas as informações relativas aos produtos e serviços comercializados, de modo que os atendentes tenham todo esse conhecimento na ponta da língua e saibam responder a qualquer dúvida que surja. Além disso, é preciso que os funcionários sejam educados e simpáticos, utilizando linguagem apropriada para conduzir a conversa de modo agradável e persuasivo. Esse treinamentos devem incluir simulações de contatos e devem ser refeitos com o passar do tempo.

Tecnologia eficaz

Além de profissionais capacitados e bem treinados, é preciso contar com um serviço de telefonia que seja eficaz e ágil. Um PABX que interligue todos os aparelhos da rede é importante para conectar os funcionários e para que seja possível realizar transferências que agilizem a solução de problemas.

Objetivos mensuráveis

É preciso pensar nas televendas como um canal de comunicação à serviço de uma campanha de marketing. Por isso, como qualquer outro canal, as televendas também devem funcionar tendo em mente objetivos e metas mensuráveis, geralmente referentes à quantidade de vendas ou de pessoas a serem impactadas. Todos os funcionários devem ter consciência dessas metas, que não podem ser absurdas a ponto de desmotivá-los, mas devem estimular a produtividade.

Cooperação com outros canais de vendas

As televendas podem ser úteis para fechar negócios de maneira direta. Porém, também podem ser utilizadas como instrumentos que auxiliem outros métodos de venda, como estabelecer contato com clientes em potencial e agendar vendas pessoais. As televendas são versáteis e podem ser empregadas com base no modelo de negócios de cada empresa.

Encurtando distâncias

Um dos principais benefícios das televendas é a capacidade de fazer com que as distâncias deixem de ser um empecilho para os negócios. Sem que os funcionários tenham que ir fisicamente até o cliente, os telefones possibilitam contatar pessoas que dificilmente seriam abordadas pela empresa sem essa tecnologia.

Custo-benefício e versatilidade

Além de eliminar distâncias, as televendas também são muito benéficas do ponto de vista financeiro. As vendas físicas geram gastos com o PDV, como reformas, aluguel, entre outros. As televendas, porém, só exigem uma boa rede de telefonia, reduzindo bastante os custos. Além disso, essa estratégia é multifacetada, não se limitando à prospecção e a realização de vendas. As televendas também podem ser úteis na realização de pesquisas, cobranças e atualização de bancos de dados – itens essenciais para qualquer empresa.

Portanto, é nítido perceber que, quando bem organizadas, com metas definidas e funcionários preparados, as televendas são úteis e eficientes para atingir os objetivos da empresa. Com estratégias bem traçadas, linguagem apropriada e tecnologia eficiente, um canal de televendas pode fazer a diferença nos rumos dos negócios.