atendimento nos tempos atuais

O atendimento ao cliente nos tempos atuais

Postado por: Just4Contact - 11/06/2018

O atendimento ao cliente mudou. Já faz um tempo que os canais mais procurados para contatos não são mais telefone, pessoalmente ou e-mail. As inúmeras ferramentas que temos hoje, são mais práticas e funcionam como uma extensão desses canais primários, ajudando a solucionar problemas dos clientes com mais agilidade.

Isso acontece porque, com tanta velocidade na troca de informações, as pessoas não tem mais tanta paciência para pegar o telefone e discar alguns números para falar com alguém, mesmo que seja pelo celular. Para eles, é mais fácil preencher alguns campos ou escrever a sua opinião, do que fazer um contato mais detalhado.

Com isso, as empresas precisam se renovar. Não só oferecer os canais tradicionais, como também estender para o campo digital, tornando-se mais acessíveis para os clientes. Afinal, quanto mais distante você for do seu cliente, mais chances ele tem de falar mal de você para outras pessoas e migrar para a concorrência.

Portanto, a presença na internet faz com que ele perceba que é valioso para a empresa. Isso ajuda no processo de fidelização e na divulgação da marca, pois um cliente satisfeito pode indicar a empresa para amigos e familiares com mais facilidade.

Um fator primordial para o atendimento ao cliente da sua empresa ser efetivo, é preparar todos os departamentos para isso. Com estratégias bem elaboradas e treinamentos adequados para cada equipe, em pouco tempo sua empresa estará adaptada ao relacionamento atual. Além disso, para ainda mais efetividade, investir em uma empresa de contact center  que cuide exclusivamente dessa atividade, economiza tempo, dinheiro e traz muito mais resultados.

Ferramentas para atender o cliente atual

Hoje o relacionamento com o cliente é bem mais importante, do que era tempos atrás. Afinal, os riscos de perdê-lo são maiores. Com a facilidade do e-commerce, eles tem mais autonomia para procurar os seus produtos, bem como, desistir da compra e trocar o produto.

Desta forma, a empresa precisa se munir de soluções tecnológicas que fidelizem o cliente e o acompanhem a cada passo. Confira algumas delas:

  • Chat
  • Chatbots (atendimento automático)
  • WhatsApp for business
  • Monitoramento de redes sociais (para responder comentários e Messenger)
  • Ferramentas de CRM integradas

Com o avanço da tecnologia, a tendência é diminuir ainda mais o contato humano. Portanto, quanto mais as empresas se prepararem manter um relacionamento próximo com o cliente, não se prendendo a canais tradicionais, melhor.