O que é BPO (Business Process Outsourcing)?

O que é BPO (Business Process Outsourcing)?

Postado por: Just4Contact - 26/10/2017

Não importa qual seja o ramo empresarial, alguns processos se fazem primordiais para manter o bom funcionamento da empresa, mesmo que eles não sejam o principal foco do negócio. Isso é conhecido popularmente como Core Business e se adequa ao conceito de BPO (Business Process Outsourcing).

Com a constante necessidade de aumentar a produtividade das empresas e também agregar uma maior redução de custos, com o intuito de conquistar ainda mais lucratividade, muitas empresas passaram a direcionar seus esforços somente para o âmbito principal do seu negócio.

Porém, com esse comportamento de mercado, acaba surgindo uma questão bastante pertinente: como tornar isso possível quando sabemos que existe um grande volume de processos envolvidos que, por mais que sejam secundários, são vitais para manter um desempenho efetivo na organização e até mesmo para se obter sucesso?

Uma das soluções identificadas é a de terceirizar alguns desses processos – e é aí que surge o conceito de Business Process Outsourcing – que na sua tradução quer dizer Terceirização de Processos de Negócio.

BPO – entenda os benefícios envolvidos

Um serviço focado em BPO ajuda a garantir, dentre uma série de questões relevantes, que a sua empresa possa receber os serviços efetuados por profissionais realmente qualificados e também contar com softwares e hardwares absolutamente idealizados para realizar processos dedicados à sua rotina – sem que o nível de excelência seja afetado.

Por meio do Business Process Outsourcing, uma grande parcela das empresas consegue aprimorar ainda mais seus processos e, até mesmo de forma gradativa, sua produtividade, mantendo sempre a qualidade proveniente das atividades administrativas.

Quando uma empresa dedica seus esforços para evitar o uso desnecessário de recursos próprios, ela consegue automaticamente reduzir uma série de custos e, consequentemente, elevar seus lucros em um bom prazo de tempo.

Pode-se citar dois entre os mais relevantes tipos de serviços Business Process Outsourcing, sendo o Workflow (que visa à automação e otimização de todos os processos do seu negócio) e o Business Process Management (que visa realizar a medição, monitoramento e gestão dos processos da sua empresa).

Entenda a diferença entre o BPO e terceirização

A consolidação do Business Process Outsourcing em uma empresa envolve uma profunda e substancial análise de todos os processos envolvidos, como a sua infraestrutura e até mesmo procedimentos de cunho interno.

O foco é desenvolver uma remodelação completa da sua estrutura organizacional e isso pode ser feito por meio da consolidação de novas tecnologias e também transferências de funções internamente – isso é destinado para um especialista em “atividades-meio”, que deverá aprimorar não só o desempenho, mas também a qualidade de todos os tipos de produtos ou serviços prestados pelo seu negócio.

Mas afinal, qual a importância do BPO nas empresas?

O BPO ajuda a nortear o princípio de que quem está sempre procurando enxergar todas as pontas simplesmente não consegue enxergar essencialmente nenhuma delas.

Para uma empresa, não é possível eventualmente desviar seu foco central para se dedicar à realização de treinamentos, organização de recrutamento e seleção, gerenciamento de estoque de produtos, integração entre setores, distribuição, logística, entre outros.

Uma empresa que toma a decisão de suprir todos esses pontos sozinha poderá correr o risco de reduzir seu nível de serviços, ou seja, reduzir o seu SLA – e isso provavelmente irá acarretar numa substancial perda do seu mercado e, até mesmo, agregar resultados ruins para o seu faturamento.

Como é de conhecimento geral, o mercado está cada vez mais exigente e quer que os produtos ofertados apresentem uma grande qualidade e excelência – o que também se aplica a serviços.

O BPO pode ser um aliado na hora de consolidar a expectativa de sua base de clientes e garantir resultados realmente promissores para o seu negócio.

Como sua empresa pode implementar o BPO?

Sua implementação está totalmente relacionada à automatização de processos, e as empresas que já possuem essas soluções baseadas na área de TI conseguem agregar uma grande facilidade no que se refere ao processo de BPO.

Agora que você já tem um pouco mais de informações e dados sobre o BPO, considere essa possibilidade para sua empresa e consiga obter muito mais produtividade e sucesso em meio à sua trajetória de sucesso.