O que é Gestão do Conhecimento (Knowledge Management)?

O que é Gestão do Conhecimento (Knowledge Management)?

Postado por: Just4Contact - 03/11/2017

Qualquer corporação, de qualquer porte ou segmento de atuação, conta com funcionários, departamentos, setores, colaboradores e clientes. Entre cada um desses elementos, transita diariamente um considerável volume de dados essenciais ao funcionamento da organização. Esses dados produzem informações que se traduzem em conhecimento.

Dado, Informação e Conhecimento

Em uma organização, um dado é uma informação bruta; um registro puro das transações realizadas; a descrição de algo que ocorreu. Isoladamente, um dado não quer dizer muita coisa. Ao ser aplicado em um determinado contexto, atribui-se um significado a esse dado, que constitui, portanto, uma informação. A informação é uma mensagem que parte de um emissor e chega a um receptor com um significado claro. Quando a informação é interpretada e utilizada estrategicamente para que uma ação seja tomada, ela adquiriu a forma de conhecimento.

Knowledge Management parece complexo, mas ocorre o tempo todo nas organizações, de forma natural.

Gestão do Conhecimento

A gestão do conhecimento consiste na implementação de uma série de medidas que organizam e sistematizam o fluxo do conhecimento que circula na organização, de modo que esteja mais acessível a todos os envolvidos. A otimização desse processo permite que dados e informações sejam convertidos em conhecimento valioso, que norteia as decisões e atividades corporativas.

A implementação da gestão do conhecimento envolve a capacitação e o desenvolvimento dos envolvidos, bem como soluções tecnológicas que facilitem o armazenamento e a transmissão das informações.

Objetivos e Vantagens

O conhecimento permite que decisões mais assertivas sejam tomadas e que erros sejam mitigados. Quando as informações da empresa possuem meios eficazes de armazenamento e compartilhamento, as unidades da empresa trabalham em sintonia, integradas, aumentando a produtividade.

Com a produtividade otimizada, a empresa se torna naturalmente mais competitiva em seu ramo e reduz consideravelmente os custos com a área de P&D (Planejamento e Desenvolvimento).

Com o conhecimento distribuído de modo eficaz pela organização, além da redução de erros no processo, também fica mais fácil obter insights para melhorar os serviços prestados, ou mesmo para apostar em novos negócios.

Ações valorizadas, aumento no capital intelectual da organização, mais fluidez nas operações, decisões mais estratégicas, maior integração entre as unidades e mais agilidade na prestação dos serviços são os principais benefícios que a Gestão do Conhecimento promove.