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O televendas aplicado as estratégias empresariais

Postado por: Just4Contact - 13/04/2018

Se uma empresa deseja aplicar ou aprimorar o televendas, é importante saber que isso não é feito do dia para a noite. Um setor de televendas de qualidade precisa, antes de tudo, estar bem alinhado as estratégias empresariais e com integração precisa à outros setores.

Ou seja, é necessário investir em tecnologias eficazes para a equipe e que integrem a sistemas de outros departamentos, tais como faturamento, marketing, gestão de pessoas, logística e outros que necessitarem das informações do televendas e vice versa.

Aliás, toda empresa que se preze, necessita de uma comunicação bem alinhada entre os setores. Por exemplo, o departamento de Recursos Humanos precisa estar bem informado a respeito do perfil dos funcionários a serem contratados, se é para o televendas receptivo ou ativo, se o perfil precisa ser negociador ou apenas comunicativo. Assim, evita-se problemas no treinamento, queda no desempenho da equipe ou demissões desnecessárias.

Outro pronto em relação ao Recursos Humanos, são as avaliações de desempenho, que devem ser não só acompanhadas pelos gestores da área, como também pelos responsáveis pela gestão de pessoas.

Em relação ao setor de infraestrutura, o seu alinhamento com o setor de televendas deve ser para fornecer os itens necessários para o bom desempenho da equipe, evitando falta de produtividade, atrasos nos processos e reclamações de clientes.

Com o faturamento, a empresa pode saber com mais assertividade qual a receita gerada pelo setor. Para isso, é preciso uma integração com os sistemas de boletos, cartões e outros tipos de pagamentos, para que o valor seja direcionado com a agilidade para o setor responsável. Assim, também é possível saber com detalhes a quantidade de conversões e o desempenho da equipe.

No departamento de marketing, a integração deve ser por meio dos canais de comunicação para identificar por qual deles o cliente soube do produto. Além disso, se houver o lançamento de ofertas ou divulgação maior de um determinado produto, o televendas precisa estar informado.

Por fim, no setor de logística, os processos da distribuição e entrega dos produtos precisam estar integrados aos sistemas do televendas também. Assim, ao se comunicar com o cliente, a equipe pode informar corretamente a situação do produto e se tem ele em estoque, agilizando o processo de entrega e evitando informações equivocadas.

Com os departamentos alinhados e integrados, o televendas pode ser melhor aplicado as estratégias empresariais, trazendo mais retorno financeiro como:

* Reduzir o custo por cliente

* Transformar mais leads em clientes potenciais

* Diminuir o custo por despesas

* Aumentar a credibilidade

* Fornecer atendimento personalizado

Para ter ainda mais êxito na aplicação dessas estratégias, é possível contratar empresas especializadas no assunto, que podem treinar a equipe de televendas de acordo com a especialidade do negócio. Assim, tendo informações precisas dos produtos, senso de gestão de conflitos, iniciativa e abordagem apropriada, dando um direcionamento melhor para a empresa que talvez não tenha experiência no assunto.