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Qual a importância do SAC nos e-commerces?

Postado por: Just4Contact - 11/04/2018

Com a era digital, a preferência pelas lojas físicas diminuíram, dando maior visibilidade para os e-commerces, mais conhecidos como lojas virtuais. Desta forma, esse tipo de venda, traz diversas vantagens para o consumidor, como também oferece uma venda mais impessoal, sem o contato visual com o vendedor, opiniões próprias sobre o produto ou contra argumentações.

Assim, o consumidor aparentemente tem mais liberdade para escolher os produtos, para comprar a hora que quiser, assim como, pode opinar e compartilhar em qualquer rede social. Contudo, o cliente pode também sentir-se desnorteado ou deixado de lado pela empresa em momentos em que precisa entender melhor a finalidade do produto, saber como se utiliza ou quais itens acompanham. Como também, pode comprar o produto e perceber que não era bem aquilo que desejava ou achar que falta alguma coisa, assim fazendo com que  aumente o número de reclamações e insatisfações desses clientes.

Desta forma, uma solução viável para evitar essas frustrações é a implantação do SAC. A sua importância para um e-commerce pode ser até maior, em relação as lojas físicas. Afinal, sem o vendedor presente o tempo todo para explicar as possíveis funcionalidades do produto, quais são os itens presentes na embalagem ou as suas vantagens, o grau de desistência pode ser maior.

Além disso, as pessoas precisam de uma segurança, que muitas vezes não é transmitida na internet. Há quem precise olhar nos olhos ou ouvir o tom da voz para sentir confiança. Assim, com o SAC, os clientes tem a opção de ligar antes ou após a compra do produto, para esclarecer dúvida e se certificar da qualidade.

Por isso, o SAC de um e-commerce pode garantir a credibilidade da empresa e inspirar a confiança necessária para o cliente, sanando todas as suas dúvidas, solucionando os seus problemas e usando as reclamações e sugestões para melhorar ainda mais os serviços.

Contudo, com o avanço da tecnologia, o SAC não precisa ser mais só via telefone. Ele também pode ser ampliado para outros canais que aprimorem a proximidade com o cliente, de forma que, ele seja atendido em todos os meios. Esse contato pode ser via redes sociais, e-mail, SMS, etc.

É claro que, para que o SAC tanto online quanto offline funcione, é preciso uma equipe preparada para atender os clientes de forma personalizada, se atentando ao tom de voz, linguagem, preferências, estado emocional e iniciativa mais adequada ao momento.