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Televendas a serviço de uma melhor experiência para o cliente

Postado por: Just4Contact - 10/04/2018

Há alguns anos, as visitas presenciais era o que tinha de mais assertivo para a venda de produtos. A argumentação, o contato visual, a postura e a vestimenta eram coisas que os vendedores precisavam estar sempre atentos para ter sucesso nas vendas. E, por terem de se locomover de um cliente a outro, esse processo era mais demorado. Em alguns casos, era possível atender apenas um cliente por dia, perdendo grandes chances de vendas.

Tempos depois, as coisas mudaram e esse serviço passou a ser feito por telefone. Poupando muito mais tempo dos vendedores, que podem sentar tranquilamente em sua mesa de escritório e fazer várias ligações por dia, como também das atenção a outras tarefas.

Assim, surgiu a equipe de televendas, um setor inteiro destinado as vendas por telefone. Hoje, com o crescimento da era digital, ela ainda se faz necessária e até complementa a estratégia feita no campo digital, sendo uma ação que está longe de morrer.

Mas quais os benefícios para o cliente?

A primeira palavra é comodidade. Geralmente, para um setor de televendas entrar em contato, é porque esse cliente já está previamente interessado. Portanto, receber uma ligação sem precisar se locomover para comprar algo traz muito mais facilidade.

Em relação as estratégias de marketing digital, ele traz muito mais conversões, pois, o cliente é tratado de forma exclusiva. E é aí que mora o segredo: na internet a pessoa divide a sua atenção com diversas outras coisas e, mesmo que a campanha seja via chat, ela pode não olhar, abrir e não ler, perder a informação, dentre outras coisas.

No caso do telefone, uma vez que o cliente atende a ligação, a atenção dele estará voltada para o vendedor. Por isso, é essencial dispor de uma equipe especializada de televendas, para saber a abordagem correta que prenderá o cliente nesses primeiros minutos de ligação e prosseguir com a negociação.

Além disso, para o cliente, o telefone pode trazer vantagens para a resolução de problemas ou lhe poupar tempo quando estiver interessado em algum produto. A internet pode ser eficaz, porém, o tempo de pesquisa, a demora por novas informações e até mesmo a interpretação do que se lê, pode demandar mais tempo e fazer o cliente até desistir da venda. Por telefone, uma vez que ele esteja interessado, pode fazer a negociação por ali mesmo e, caso haja algum problema, pode ser resolvido na mesma hora.

Vale lembrar que, a estratégia que nunca falha é o bom relacionamento com o cliente. Seja por telefone, seja com as estratégias complementares, é preciso priorizá-lo, oferecendo uma melhor experiência para ele e mais sucesso para o negócio.